Cinema Jã - Vinicius



Terça-feira, 04/09, 20h


Ficha Técnica
Diretor: Miguel Faria Jr.
Elenco: Ricardo Blat, Camila Morgado, Antonio Candido e outros
Duração: 124 min
Ano de produção: 2005
Gênero: Documentário




A montagem de um show é o ponto de partida para a reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país. A vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de muitos de seus clássicos.


Com depoimentos comoventes e curiosos de amigos e grandes personalidades brasileiras como Caetano Veloso, Ferreira Gullar, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tônia Carrero, Toquinho, Carlos Lyra, Antônio Candido, Edu Lobo, Francis Hime e Miúcha, o longa traz interpretações de Camila Morgado – que se destacou por seu trabalho na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” – e de Ricardo Blat, ator com sólida formação teatral e que realizou diversos trabalhos no cinema e na TV, como por exemplo na minissérie global “Hoje É Dia de Maria”. Trata-se de um "show", que alinhava o documentário, com os atores dizendo poemas e grandes músicos da MPB – Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Zeca Pagodinho, Yamandú Costa, Renato Braz, Mônica Salmaso, Mariana de Maraes, Sergio Cassiano, MS Bom, Nego Jeif, Lerov e Mart´Nália – interpretando grandes sucessos musicais de Vinicius.

Nascido em 1913 no Rio de Janeiro de família de classe média, Vinicius de Moraes foi testemunha e personagem de importantes transformações na cidade e desenvolveu um dos percursos mais originais e fecundos da cena cultural brasileira do século XX. Grande poeta, com inúmeros livros publicados e diplomata, ousou em 1956 reunir a cultura erudita e popular no musical Orfeu da Conceição, cujo filme que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1956, além de um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Nem é preciso dizer que a canção “Garota de Ipanema”, que criou em parceria com Tom Jobim é uma das músicas mais tocadas em todo o mundo, em todos os tempos.

O longa não se limita  à vida artística de Vinicius, mas revela também sua vida pessoal, marcada por paixões, casamentos, filhos e amizades retratados por raridades pesquisadas em arquivos  fruto de depoimentos de amigos e familiares.

Texto: Paula Dip



Entrada pela Rua João Moura, 2360.(mapa)
próx. Metrô Vila Madalena


Contribuição: Cerveja em lata

Lembrete: nossas sessões são realizadas ao ar livre portanto se no dia estiver frio, venha bem agasalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário