O Décimo Trabalho: Os bois de Gerião






Gerião é um monstro assustador com três corpos que lhe saem da cintura, cada um com dois braços e uma cabeça. Mora na ilha de Eritia, extremo oeste das terras mitológicas, e possui um rebanho de bois maravilhosos, cuidado pelo pastor Eurition, que tem duas cabeças e Orto, um cão de sete cabeças completamente feroz.


Heracles deve roubar os bois do monstro e trazê-los para Micenas. 



Tem um longo caminho a percorrer! Parte para a Líbia, andando sempre na direção oeste, até alcançar o estreito que separa o continente africano das terras européias. Atravessa o mar a nado e caminha até Eritia. Encontra os bois guardados por Eurition, que vigia as quatro direções com seus quatro olhos. Mas Heracles não vê o cão. Para atacar o pastor, precisa saber onde está Orto ou será apanhado pelas costas. Esconde-se e vigia o local até ver o buraco onde o cão se esconde. Daí, foi um flechaço para cada cabeça do pastor, e mais outros para as cabeças de Orto que vem em sua direção na maior velocidade.

Senta-se à sombra de uma árvore para descansar da tremenda viagem que fizera. Nesse meio tempo, Gerião, avisado por Menetes - um pastor que tudo vira - chega disposto a acabar com o herói. Traz três escudos e arco, flechas e gladios: uma fortaleza. Heracles tem uma idéia que até então ninguém tinha tido: lança uma flecha em cada joelho do monstro que desaba morto.

Agora é tocar o rebanho de volta para Micenas. Escolhe seguir a norte, passando pela Espanha, Gália, Itália, Sicília e, enfim, Grécia. Defende o rebanho de muitos assaltantes pelo caminho, passa por muitos apuros. Já está nas costas gregas do mar Jônio quando a deusa Hera envia um enorme enxame de mutucas para atacar os bois que fogem e se dispersam pelas montanhas de região. Heracles vai atrás deles, junta os que consegue e entrega-os ao rei Euristeu, que sacrifica os bois em honra da deusa. Os bois que fugiram se transformam nos selvagens rebanhos da Citia.


Quer saber mais sobre o mito? Venha participar de mais um encontro na Lua Cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário