3° Trabalho - A Corça Cirinita




O rei Euristeu, desapontado com o sucesso de Héracles nos dois primeiros trabalhos, mudou o tipo de desafio. O herói venceu o leão e a hidra, monstros brutescos, que só valiam pela força. Dessa vez, seria encarregado de capturar viva uma corça do templo de Ártemis, no monte Cirineu.

Ártemis (Diana), filha de Zeus e irmã de Apollo(Hélio), é a deusa da natureza selvagem.
Além de protegidíssima pela deusa, a corça tem os chifres de ouro e os pés de bronze. Isso quer dizer que não gasta os cascos por mais que corra e pode correr para sempre, rápida como o corisco!

Héracles se dirige ao monte Cirineu, e, no templo, oferece um sacrifício à deusa. De repente, vê o brilho dos chifres da corça na entrada do templo e começa a perseguição ao animal. Mas a corça é mesmo rápida e foge em desabalada corrida. A cada passo um som de sino provocado pelos cascos de cobre de encontro com as pedras. Héracles vai atrás e, nessa perseguição ultrapassa várias vezes os limites do mundo conhecido.

Depois de um ano de tentativas frustradas, o herói resolve mudar a tática: fica sabendo que a corça vai voltar ao templo e a espera no monte Cirineu, em vez de continuar naquela corrida às cegas. E monta uma rede na entrada do templo, uma armadilha para prendê-la quando ela voltasse.

E assim foi, a corça volta e se prende pelo chifre na rede. Héracles a coloca nos ombros e parte para Micenas. No caminho, a deusa Ártemis e seu irmão Apolo pedem explicação ao herói que promete soltar a corça depois de apresentá-la ao rei.

Ártemis permite que Héracles continue seu trabalho, apesar do conselho contrário de Apolo – que, como sabemos, não se dá muito bem com Héracles.

Para despeito de Euristeu, mais uma vez Héracles sai vencedor. O rei deseja ficar com a corça, mas com medo de atrair para si a vingança de Ártemis, permite que Héracles devolva o animal ao templo do monte Cirineu.

Euristeu define então o próximo trabalho: trazer vivo a Micenas o invencível javali que assola a lavoura de Erimanto!


Um comentário: