4° Trabalho - O Javali de Erimanto




O monte Erimanto fica na região da Arcádia, muito montanhosa e por isso mesmo pouco povoada. O símbolo do bucolismo, da vida simples e rude.

Dizem que os poucos moradores de lá derrubaram uma floresta sagrada para o plantio de alimentos. Enfurecida, Artemis - a deusa da Natureza Selvagem – mandou um javali de força imensa, para descer o monte Erimanto derrubando todas as plantações e o que encontrasse pela frente. Uma verdadeira avalanche!

Pois é esse monstro que Héracles deve trazer vivo a Micenas!

Bem perto do monte Erimanto fica a casa do centauro Folo, velho camarada do herói. Héracles tem ódio aos centauros, com duas exceções: Folo e Quiron; esse último imortal, um grande sábio, curador, professor de heróis, profundo conhecedor das ervas medicinais. Afinal, todo herói tem que se curar de ferimento ou doença!

A caminho do monte Erimanto, Heracles vai visitar o amigo. Lá também está o velho professor Quiron! Quanta alegria! Para celebrar aquele momento, Fólo resolve abrir um barril de vinho que o próprio Dionísio lhe tinha oferecido! O perfume do vinho, forte e maravilhoso, acaba atraindo a atenção dos outros centauros da região, que vão em bando para roubar o barril! Eles são a intemperança em pessoa, exigem explicações de Folo por ter aberto o vinho e não os ter convidado, provocam Heracles para lutar.

O herói os recebe a golpes de clava, mata o chefe do bando e uma tremenda batalha acontece. Depois de algumas perdas, os centauros disparam em fuga sob uma chuva de flechas. Uma delas atinge o amigo Folo, que tentava convencer seus parentes a parar de lutar! Quando Quiron vai socorrê-lo, fere o próprio joelho com o veneno da Hidra.

Fólo morre e Quiron, por ser imortal, fica para sempre o curador ferido! Muito triste e arrependido da própria intemperança, pois os centauros já estavam em fuga quando ele lançou as flechas, o herói enterra o amigo e segue rumo ao javali.

O monstro se esconde nos píncaros do monte Erimanto e há rastros de destruição por toda a encosta. Heracles constrói um mundéu na trilha da fera– um buraco imenso com tampa falsa, disfarçada de chão. Provoca o javali que cai na armadilha. Daí, foi só amarrar e dominar o monstro, que bufa e corcoveia mas compreende a inutilidade de resistir. E lá vão o herói e o monstro de volta a Micenas.

Lógico que Euristeu se pela de medo diante daquela cena: Héracles e o javali! E fica furioso com o sucesso do herói. Mais ainda com o povo fora do palácio exaltando a façanha do herói! Então, manda seus soldados soltarem o javali na praça do mercado! Foi um deus nos acuda, gente em cima do telhado, soldado ferido, morto, um horror!

Mais um trabalho cumprido!

2 comentários:

  1. olá... recebi um convite da sara panamby para o evento de vocês... mas só hoje vi o e-mail... gostaria de um e-mail seu para um contato... gostaria muiot de expôr meus vídeos e desenhos... veja meus trabalhos: http://www.youtube.com/gaijindame e http://gaijindame.blogspot.com/ ... fico no aguardo, mas já estou arrumando tudo para enviar pra vocês...

    ResponderExcluir
  2. Um belo relato do quarto trabalho de Hércules. Só faço uma ressalva: o nome correto do deus é DIONISO, como sempre ressaltava Junito Brandão.

    ResponderExcluir