O segundo trabalho: a Hidra de Lerna.




A cada trabalho acabado, Héracles volta a Miscenas para prestar contas a Euristeu e receber novas instruções. Vencido o Leão da Neméia, era a vez da Hidra de Lerna.

Hidra quer dizer cobra d’água. Mas essa cobra é especial, desde o nascimento. Dizem que é irmã de Cérbero, o cão de três cabeças que guarda a saída do Hades, o inferno lá dos gregos.

E tem mais!

Nos tempos longínquos, existiu naquelas terras um rei que deu asilo à fuga das Danaides - cinquenta irmãs, filhas de Danao. O irmão gêmeo de Danao, chamado Egito, tinha cinquenta filhos que queriam casar com as primas para manter a soberania das terras da família. As moças não queriam o casamento e pai e filhas fugiram.

Quando os primos enfim acharam as pretendidas e chegaram para guerra ou casamento, elas forjaram um plano. Casaram-se e, na noite de núpcias, degolaram os maridos. Jogaram suas cabeças no pântano de Lerna.

Todas, menos a primogênita que se apaixonou pelo esposo e fugiu com ele. O castigo das Danaides foi encher um tonel furado com água, para sempre, no reino de Hades. A primogênita foi presa pelo pai, mas Afrodite, a deusa do amor, a libertou.

No pântano, surgiu a Hidra de Lerna - uma imensa cobra de hálito pestilento, venenosa em seus humores e com inúmeras cabeças, que renasciam em dobro a cada vez que eram cortadas.

Héracles deve matar a Hidra de Lerna!

O herói convida o sobrinho e amigo Iolau para participar da aventura. Quando eles encontram o monstro no pântano, começa uma tremenda batalha. A cada golpe de Héracles, uma nova cabeça aparece!

Em meio a essa confusão, Hera manda um enorme caranguejo que morde o tornozelo de Héracles. O herói esmaga o caranguejo com os pés e se distrai. A pele do Leão da Neméia, que lhe servia de armadura, livra-o de um ferimento fatal. Nesse momento, pede para Iolau queimar as feridas das cabeças arrancadas fora do corpo do monstro. Assim foi, uma a uma. Héracles embebe suas flexas no veneno da Hidra e enterra a cabeça imortal sob uma imensa pedra. O corpo do monstro afunda-se no pântano.

Hora de voltar para Micenas. Euristeu desclassifica esse trabalho dizendo que ele teve ajuda de Iolau. Mas o veneno da Hidra permanece vivo nas flexas de Héracles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário