Primeiro trabalho: matar o leão de Neméia



A Neméia era uma região pobre da Grécia, de criadores de carneiros. Por lá andava um leão da lua, feroz, com grande apetite e com pele invulnerável. O leão devorava todos os animais e humanos que encontrasse. A população estava em pânico, não saía de casa para nada.

Quando chegou à Neméia, Héracles se hospedou na casa de um velho pastor. Ele lhe contou que seu filho tinha sido devorado pelo leão. Contou também que flechas ou clavas não o atingiam e sugeriu que Héracles tentasse matá-lo por asfixia.

Héracles perseguiu o monstro por um mês, encontrou sua caverna que tinha duas saídas - o que tornava a captura ainda mais difícil. Pela primeira vez, Héracles teve que planejar sua ação. Fechou uma das saídas e esperou em frente à outra. Quando por fim o leão lunar saíu da caverna, houve uma luta terrível, corpo a corpo, homem contra leão enorme, possante, de garras e presas afiadíssimas. Héracles atracou-se ao pescoço do monstro e conseguiu asfixiá-lo. Fez da pele do leão uma armadura que lhe serviu em muitas ocasiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário