O décimo primeiro trabalho: O Pomo das Hesperides.



As Hesperides são filhas do gigante Atlas e a ninfa Hesperis, e guardiãs de um jardim que é uma maravilha. Sua árvore de pomos de ouro, dote de Hera por ocasião de seu casamento com Zeus, vive tentando homens e deuses. Por causa disso, as hesperides são ajudadas na sentinela do jardim por um dragão de cem cabeças, que não tiram os olhos da preciosidade. E o endereço do jardim é um dos grandes mistérios da Grécia Heróica!

Héracles perambula por vários caminhos à procura do jardim e acaba entrando numa zona perigosa, dominada por Cicno – filho do deus Ares. Os dois se enfrentam e o herói mata o adversário. Nesse momento o próprio Ares desce do Olimpo para lutar com Heracles que, com a ajuda de Palas, consegue ferir o deus da guerra, que retorna ao Olimpo para se tratar.

Em outra ocasião, estando perto do Monte Caucaso, o herói resolve soltar Prometeu do seu castigo por ter roubado o fogo dos deuses e entregado aos homens. Mata o abutre que come o fígado do titã, e o liberta das correntes.

Às margens do rio Eridiano (o rio Po), moram algumas ninfas, filhas de Zeus com Temis que informaram o herói que o único que sabe onde fica o jardim é Nereu, o velho deus aposentado do mar. Heracles vai até o palácio do velho, e consegue arrancar dele o segredo! O jardim fica perto do Tingis.

Ao se dirigir para o local indicado, Heracles encontra outro titã: Atlas carregando a abóboda celeste nos ombros. Estava perto do jardim. Conversa com o pai das hespérides e o titã se dispõe a ir buscar o pomo, desde que o herói o substituísse na função de carregar o mundo pelo tempo em que se ausentasse. Assim foi feito, Heracles fica no lugar de Atlas que vai ao jardim, pega alguns dos tão famosos pomos e volta para provocar o herói: peguei os pomos de que você precisa, mas... você acha mesmo que vou carregar esse peso todo de novo? Héracles, então pede para que ele segure só um pouco para se ajeitar melhor, troca de posto com o titã e é a sua vez de caçoar do gigante. Pega um pomo e volta a Micenas!

Euristeu dedica o fruto à deusa Hera! Mais um trabalho cumprido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário